terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dicas para sair do armário!

Viver preso dentro de si, guardando o que é de verdade por medo ou por encontrar dificuldades para se abrir, é algo que machuca e muito.
Não poder ser quem você realmente é, é algo realmente difícil de aturar.
Foi com base no que a Clara e eu passamos, em depoimentos de pessoas que nos mandam e-mail e em textos retirados da internet, que resolvemos fazer esse post para tentar ajudar àquelas pessoas que nos pedem ajuda. Aí vão algumas dicas. Espero que elas sirvam... ^^

Muitas vezes temos que mentir para os pais, os amigos, a sociedade sobre nossa sexualidade, gerando revolta e desprazer à vida.
Muitas pessoas acabam tendo sua real identidade sexual adormecida, e vivem momentos que não trazem a felicidade plena, outros se envolvem com drogas para "tentar" esquecer tais sentimentos e muitas vezes acontece o pior, que é a pessoas se relacionar com outras que não são muito bem intencionadas e seguindo caminhos que muitas vezes não tem volta. Prostituição, por exemplo.
Porém, existe uma minoria que resolve assumir sua identidade sexual e expondo ela à família, aos amigos e à sociedade, certos de que isso é uma atitude muito complexa, por não saber qual será a reação das pessoas. Para os pais, é longo o processo de aceitação da sexualidade do filho, mas um dia ela ocorre, mesmo que não seja 100%, o respeito merecido é alcançado.
Quando falamos em amigos e sociedade, a "preparação" tem que ser ainda maior, pois a reação deles, sim, é preocupante. Se feito de uma forma bem sutil, natural e principalmente impondo respeito, o devido respeito será lhes dado.
Um fator importante é a forma que será tratado este fato. Algo que se deve ser muito bem administrado é como tirar as dúvidas e curiosidades dessas pessoas, pois pode ter certeza que serão muitas, ater-se a forma de explicar como acorre os relacionamentos, o sexo e a vida em geral. Isso é muito importante que seja feito da forma mais natural possível para que possa passar às pessoas que ser homossexual/bissexual é diferente do que elas imaginam, e fazendo isso assim você ganhará mais respeito e quebrará alguns tabus.
Agora é hora de parar, pensar, analisar todos os fatos possíveis e imagináveis. Fazer um balanço dos prós e contras, das perdas e ganhos e ver se é a hora exata de fazer tal "revolução", para que tudo seja como você gostaria que fosse, ou pelo menos próximo disto. Será que você, JÁ, está preparado(a)?

NUNCA SAIA DO ARMÁRIO:
1. Durante uma discussão, menos ainda para agredir alguém.
2. Perante uma quantia grande de pessoas; um indivíduo é mais dotado de raciocínio que um grupo de pessoas reunido. Saia do armário para uma pessoa só por vez.
3. Dizendo que é homossexual de uma forma muito agressiva. Principalmente porque pessoas ignorantes podem dizer coisas sem imaginar que são dolorosas de ouvir.
Lembre-se de que simplesmente eles não têm consciência e que (provavelmente) estão em estado de perplexidade.
4. Como drag, não é muito indicado (a menos que você tenha os sapatos certos... ^^ ). Lembre-se que um turbilhão passa pela cabeça da pessoa a sua frente: ela tem que lidar com a ideia que você é gay, (principalmente se você não se enquadra em um estereótipo de gay).
5. Bêbado(a). Esteja sóbrio, completamente!
6. Acompanhado(a) de seu/sua parceiro(a). É melhor dar um passo de cada vez. Esteja pronto(a) para dar tempo e espaço necessários para a pessoa pensar a respeito antes de iniciar alguma discussão. Esteja preparado(a) para ser interrogado(a) com questões que podem ou não ofendê-lo(a). Para algumas pessoas é difícil admitir que seu conhecimento sobre um assunto é limitado. Leve um livro, panfleto, número de telefone ou qualquer outro recurso a que seu interlocutor possa recorrer quando você não estiver por perto.


7. Esperado que a outra pessoa entenda imediatamente. Pense sempre que a vida é sua, você pode contar SÓ com você, e seu argumento fundamental é que você vai continuar vivendo como uma pessoa gay, não importando as objeções de outros quanto a isso. Existem pessoas que nunca irão suportar, não faz diferença o que disserem.
8. Precipitadamente. (Respire, profundamente.)
9. Acreditando que, pelo fato de um(a) conhecido(a) ter se saído bem/mal sucedido, com você será igual. Nenhuma experiência em sair do armário pode ser comparada com outra. É um momento único.
10. Com pressa. A maioria das pessoas precisam de um bom tempo para pensar realmente sobre as coisas e podem querer te interrogar sobre os mais diversos assuntos relacionados à sua “decisão” de “virar” gay.
11. Sem um plano reserva. Você pode não precisar dele, mas se precisar será bom não ser pego de surpresa. Tenha um lugar para ficar durante a noite e dinheiro que você possa utilizar caso a cena persista por mais tempo.
12. Com medo. Tenha habilidade ao falar. Em último caso, grite - você precisa se defender também.

E lembrem-se sempre, por melhor que a vida dentro do armário, estar livre traz sempre uma sensação de que sua vida está completa. Ficar enclausurado em seus próprios sentimentos não lhe fará bem. Com o tempo você perceberá isso. Mas, esteja certo de que você já está pronto para enfrentar a situação que vier, independente de como ela for.
E, quando for dar o primeiro passo para fora, tenha sempre alguém com quem contar, pode ser necessário.
De qualquer forma, se isso servir de algo, sinta-se à vontade para contar conosco. Ajudaremos no que for possível.
E gente, quem já passou por essa experiência, gostaríamos que nos enviasse um e-mail contando como foi. Gostaríamos de publicar os relatos de nossas(os) leitoras(os) para servir de apoio à pessoas que vão tomar essa decisão muito importante.
Aproveitando o tema, segue uma nova enquete “sobre sair do armário”. Assim que ela finalizar, publicaremos os e-mails recebidos contado sobre suas experiências. Lembrando sempre que faremos isso preservando a identidade de quem nos escrever.
Mudando um pouco de assunto, amanhã falaremos sobre a enquete que ficou no ar sobre: “Uma pessoa pode deixar de ser homossexual?”. by Flávia
Agora, se esse post lhe ajudou em algo, e você decidiu que vai parar de se esconder, pegue seu bilhetinho 'anote e cole' e pendure ele em algum lugar para ter como meta para o próximo ano: "Sair do Armário":


Um beijão para lésbicas, gays, travestis, transexuais, bissexuais, curiosos, heterossexuais e todo tipo de leitor(a) que aparecer por aqui, no "SEGREDOS DE UMA LÉSBICA"!
T+




E só pra constar, esses textos com dicas foram pegos na internet e modificados por mim, Flávia.
Como eu já havia citado, além de partes contendo minha própria opinião.
Mas, mesmo assim, valeu pela dica "Anônimo".
=D

5 comentários:

Anônimo disse...

Só queria aconselhar q tomem cuidado com a autoria dos textos... Nos últimos três textos reconheci trechos inteiros q havia lido já em outras reportagens...Não acho justo reproduzi-los sem que haja no mínimo uma indicação da autoria verdadeira. Aliás, isso seria denominado plágio...
Vocês não gostariam de escrever algo e ver esta idéia reproduzida por aí sem os devidos créditos, não é mesmo?
Beijos
Fica a dica

Ana disse...

Parabéns! Realmente ser homossexual não é nada fácil! Principalmente num caso como o meu. Que tenho uma família super, hiper, mega, ultra conservadora! Meninas, me digal qual o e-mail de vocês! Mtos bjux...

Meu Querido Armario disse...

Acho que a internet está ai para que a gente difunda conteúdos!

Adorei o post! Ele até me deu alguma luz para continuar uma série de post no meu blog com esse mesmo título.

Já to avisando que vou pegar essa ultima imagem e colocar lá no blog como uma meta para o ano que vem!! rsrsrsrs

Um beijo grande e parabens pelo blog!!

Anônimo disse...

Concordo com a difusão de conteúdo, mas citar a fonte é o mínimo...

Anônimo disse...

Acho que o meio é gerador de valores...ninguém nasce gay...
vc nasce homem ou mulher, e analisando a fisionomia da pessoa humana, sabemos qual a sua natureza...
muitos 'gays' nao querem ser 'gays', estamos nessa onde de liberaçao, mas quem entra nisso depois nao consegue sair mais...sei como é isso...
está prática é abominável diante de Deus, e quem prática atos sexuais com pessoas do mesmo sexo está a caminho do inferno...
Vc nasce homem ou nasce mulher...
olha os indices de gays que pensou em se suicidar. Ai vc me diz que é por causa do preconceito da sociedade...vc ao ser gay está negando sua própria natureza, pq nao negaria sua vida???
Deus ama vc que é gay, Deus mandou o seu único filho morrer por vc, mesmo sabendo de tais práticas que vc comete, e mesmo assim ELE te ama a te quer ver fora disso... vc que está preso ao homossexualismo te digo uma coisa, Jesus veio pra libertar os cativos de seu cativeiro... entregue sua vida a cristo e verás o resultado...